quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curso: Alfabetização e Letramento com Jornal

Para o trabalho final do semestre construímos um curso para educadores e alunos, envolvendo as concepções de Alfabetização e Letramento já estudadas durante o semestre. Abaixo segue o trabalho que foi proposto para este tema.



CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM JORNAL

.      OBJETIVOS

Auxiliar e interagir com professores em formação formados para trabalhar no processo de alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

 .      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar o jornal como meio de comunicação mediador e capaz de estimular aprendizagens e conhecimentos relativos à alfabetização.

 .      JUSTIFICATIVA

O Jornal, por ser um meio de comunicação que envolve diferentes gêneros de textos e de extrema importância para transmitir informações, acesso de conhecimentos, interação leitor-textos-imagens, pode ser um ótimo meio mediação de aprendizagens relacionadas à alfabetização e letramento.
No início do Ensino Fundamental, a criança está entrando em um meio cheio de novidades e novos conhecimentos. A aprendizagem da leitura e escrita entra como um dos principais conteúdos nos primeiros três anos, sendo assim a utilização de diversos meios como o jornal propícios para o estímulo às aprendizagens nessa fase escolar.
A utilização do jornal nesse processo pode ajudar e proporcionar melhores aprendizagens, já que é um meio de comunicação que estará presente no dia-dia das crianças, se bem utilizado e explorado.


      .  PRODUTO FINAL

Pequeno jornal.

  .      PROCEDIMENTOS

O curso se dará em quatro etapas, todas trabalhadas com o mesmo tema visando a continuidade, entendimento e relação com a prática pedagógica, por parte dos cursistas.
            Em todas as etapas os cursistas realizarão a prática, estando atentos às adaptações necessárias em sala de aula.
           
 .      DESCRIÇÃO DAS ETAPAS


6.1 - 1.ª ETAPA

Pequeno estudo teórico sobre o jornal: surgimento (história), meio de comunicação, importância na sociedade. Nessa parte teórica poderão ocorrer discussões sobre as vivências dos cursistas com jornal, se leem jornais, se já fizeram algum trabalho semelhante, etc.
            Podem também ocorrer vivências com jornais, em que o professor levará diferentes jornais para que os cursistas observem como cada um aborda os temas atuais, como são colocadas as informações, imagens, etc. (olhar crítico).
            É importante atentar os cursistas da relevância do jornal como meio de comunicação presente na sociedade.


   1.1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nesta etapa, ao realizar estudos sobre o jornal, ao folear os jornais em grupos e individualmente, os alunos estarão em práticas que envolvem o letramento, pois mesmo com dificuldades possíveis de entender e refletir sobre as informações lidas, eles poderão se utilizar de estratégias, sempre mediadas pelo professor. Dentre essas estratégias, poderão se antecipar (pensar sobre o que está escrito naquilo) e/ou inferir (se posicionar sobre o que foi lido).
Nas vivências com os diferentes jornais, as mesmas estratégias podem ser utilizadas, sendo que a presença das imagens são pontos cruciais nessa prática, em que os alunos associam, verificam e se antecipam sobre o que está vendo e lendo.
Quando o grupo está em fase de aprendizagem sobre a alfabetização e letramento, mostrar diferentes materiais e realizar diferentes práticas, os leva num contexto em que, além de saber ler (decodificar) irão buscar o entendimento e posicionamento sobre tal assunto. O jornal então entrará como um ótimo meio propulsor dessa prática, levando interesse e conhecimento para o leitor.
Essa etapa englobará principalmente a LEITURA.

6.2 - 2.ª ETAPA

Escolha conjunta de um tema pertinente e de interesse do grupo. Para isso, entrar em contato com diferentes tipos de textos presentes no jornal. Após a análise individual, realizar discussões em grupo sobre a escolha do tema.
            Após a escolha do tema, reunir reportagens, textos e imagens encontradas nos jornais relacionados ao tema. Todos do grupo deverão entrar em contato com tudo que foi selecionado, podendo-se realizar leituras coletivas.
Nessa etapa também, ocorrerá as decisões sobre a forma de distribuição sobre o jornal elaborado (se impresso ou em mural) e também a escolha da marca/logotipo.


6.2.1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nesta etapa, ao entrar em contato com os diferentes tipos de textos e informações sobre o jornal, essencialmente com leituras, o aluno será estimulado a pensar sobre o que está lendo e posteriormente se posicionar, já que deverão escolher em conjunto o tema do jornal.
Com isso, além de selecionar as informações, o aluno essencialmente terá de inferir sobre as leituras se expressando sobre o possível tema. Assim, percebe-se que a alfabetização e o letramento, como na etapa anterior, estarão presentes de forma construtiva, em que não será suficiente os alunos somente leem diversas reportagens, mas também refletir e interagir sobre as mesmas com o restante do grupo.
Essa etapa englobará principalmente a LEITURA.

 6.3 - 3.ª ETAPA

Após o contato de todo o material selecionado, o grupo deverá se juntar em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por cada parte do jornal (produto final). Nesse momento, se necessário, os cursistas podem se utilizar de outras fontes de informação para que coloquem em sua parte do jornal. As elaborações dos textos serão feitas pelos cursistas com auxílio do professor, em questão de linguagens específicas e/ou dificuldades de escrita.
            Nas elaborações dos textos os grupos podem interagir, para que não ocorra repetição do que está sendo escrito ou divergências sobre o mesmo. Nesse momento é importante se atentar para o papel do professor, que a todo momento deve mediar as interações dos cursistas entre si e com o material que está sendo elaborado.


6.3.1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nesta etapa, os alunos irão se utilizar dos conhecimentos prévios realizados nas etapas anteriores, em que deverão se recordar da estrutura do jornal, da linguagem utilizada, da separação de seções, utilização de imagens e sua importância, etc.
O principal momento dessa etapa é a elaboração dos textos de cada seção, em que o professor deverá estar atento principalmente à linguagem utilizada pelos alunos. Dai a importância das etapas anteriores, em que os alunos entraram em contato com os diferentes jornais. Nesse momento o grupo todos deve estar atento um ajudando o outro nas criações e também nas dificuldades que surgirem.
Os momentos de escrita envolvem o letramento e a alfabetização, de forma criativa e autônoma, em que os alunos deverão elaborar algo novo, ou seja, criado por eles próprios.
Essa etapa englobará principalmente a ESCRITA.

 6.4 - 4.ª ETAPA

Nesse momento ocorrerá a finalização do trabalho, em que os cursistas se reunirão e demonstrarão cada parte que foi elaborada. Nesse momento também poderá ocorrer levantamentos de dúvidas e também discussões sobre como foi escrito (linguagem), para se necessário ocorrer mudanças.
Após a definição da sequência e textos do jornal, ocorrerá o fechamento do mesmo.


6.4.1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nesta etapa de finalização, serão observados os resultados de todo o processo, com discussões sobre as colocações de cada grupo. Ao entrar em contato com cada seção, os alunos deverão refletir e relacionar com a sua seção, tentando verificar se tem sentido ou não, de forma global e contínua. Esse processo envolve também a alfabetização e o letramento, em que os alunos deverão entender os conteúdos de todas as seções, relacionar com a sua produção e observar se são necessárias mudanças. Todas essas ações levarão os alunos a se tornarem leitores e escritores competentes, fugindo da decodificação e cópia, direcionando-se à práticas mais autônomas e significativas.
Essa etapa englobará principalmente: LEITURA

 6.5 DICAS DE MATERIAIS PARA O PROFESSOR

- Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr, 160 págs., Ed. Dimensão.

- Como Usar o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria, 162 págs., Ed. Contexto.

- Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr., 178 págs., Ed. Contexto.

- Faça seu próprio jornal, Chris e Ray Harris, 59 págs, Editora Papirus.

 .      EXEMPLO PRÁTICOS EM SALA DE AULA - COM CRIANÇAS


TEMA "PROPOSTO" PELO GRUPO: COTIDIANO ESCOLAR

Objetivos
·         Auxiliar os alunos no processo de alfabetização e letramento, utilizando a ferramenta jornal;
·         Desenvolver senso crítico perante diferentes notícia e reportagens;
·         Elaborar pequenos textos relacionados ao jornal.

Duração: 1.º bimestre - 3 aulas semanais

Ano: 3.º (faixa etária: 8-9 anos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor: a sequência proposta a seguir é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma. Em caso de turmas heterogêneas, sugere-se que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento, sendo importante momentos que esses alunos tentem ler parte dos textos sozinhos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias possíveis: o jornal é um meio de comunicação de grande circulação em nossa sociedade. Por isso, é importante que os alunos conheçam o modo como ele é organizado e as formas de leitura que esse suporte possibilita ao leitor. A diversidade de gêneros textuais que apresenta é outro aspecto a ser observado e explorado. Nessa sequência de atividades, apresentamos sugestões para que os aprendizes se familiarizem com os textos contidos em um jornal.


Recursos Materiais: jornais diversos, livros sobre o assunto, internet, revistas, cartazes, folhas diversas, canetas, tesouras, etc.


7.1 ETAPAS

1.ª Etapa (6 aulas - 2 semanas)
            1 - Rodas de discussões sobre conhecimentos prévios dos alunos em relação ao jornal.
            2 - Pesquisas sobre o surgimento do jornal e sua importância como meio de comunicação.
            3 - Cruzamento de informações, sobre o que achavam e tinham conhecimento do jornal e sobre o que pesquisaram e viram de novidade.
            4 - Vivências com jornais: levar jornais e permitir que os alunos vejam e opinem sobre o que entendem. O professor deve estimular e instigar a curiosidade dos alunos em relação a todas as informações, realizando perguntas e posicionamentos.


2.ª Etapa (3 aulas - 1 semana)
            1 - Discussões sobre a escolha do tema a ser realizado pelo grupo. O que seria interessante para todos e para a escola, algo que ajudaria o grupo, outros alunos, professores e funcionários da escola.
            2 - Nesse exemplo, vamos propor como escolha de tema o "Cotidiano Escolar".
            3 - Após a escolha, o grupo todo deverá entrar em contato novamente com o jornal, realizando mais leituras sobre o tema escolhido. Como nesse caso, escolheu-se um tema mais específico, a seção de Cotidiano do jornal pode ser explorada como exemplo, sendo que o professor deve deixar claro que o da escola será diferente devido aos acontecimentos internos, mas que devem observar como são colocadas as notícias cotidianas para utilizar-se de exemplos.
            4 - Pode-se então realizar leituras conjuntas sobre o tema e, mesmo que não se encontre na seção de Cotidiano reportagens de acontecimentos escolares, é importante refletir e opinar sobre como estão colocadas e escritas as reportagens selecionadas para a discussão.
            Nesse momento é importante que o professor esteja atento e observe como seus alunos estão se posicionando e se estão entendendo sobre a estrutura do jornal.
            5 – Defina como será o jornal: impresso (e distribuído) ou mural (afixado).
6 – Escolha do nome/logotipo do jornal.

3.ª Etapa (9 aulas - 3 semanas)
            1 - Após a escolha do tema, ocorrerá a escolha das seções que terão no jornal da escola. O que seria importante escolher para que os outros alunos e professores achassem interessante para ler o jornal produzido.
            2 - Nesse exemplo iremos propor: aulas (disciplinas), recreio e merenda, jogos e brincadeiras, lição de casa e trabalhos e novidades; sendo então a o grupo dividido em 5 subgrupos.
            3 - Separação dos grupos responsáveis por cada seção e início de pesquisas sobre sua seção.
            4 - Elaboração dos textos em grupos, entrevistas, fotos, etc., com auxílio do professor.


4.ª Etapa (6 aulas - 2 semanas)
            1- Demonstração de cada grupo sobre os materiais elaborados.
            2 - Discussão sobre adequações necessárias, em relação aos textos, entrevistas, imagens, etc.; sempre com auxílio do professor.
            3 - Organizações da sequência das seções no jornal
            4 - Finalização e montagem final.
           
 .      CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho com jornal em qualquer nível de educação é muito construtivo para diferentes aprendizagens. No caso dessa proposta, mostrou-se a sua importância e possível utilização para auxiliar os alunos no processo de alfabetização e letramento.
A elaboração de um jornal, por ser complexa, deve envolver não só os alunos como o professor e a equipe pedagógica, que devem oferecer apoio em todo o processo.
Em relação às práticas de alfabetização e letramento, durante a realização do jornal, é importante fazer os alunos se relacionarem com o material como se fossem leitores comuns: eles devem manuseá-lo por inteiro (não só textos recortados), aberto sobre uma mesa, no chão ou dobrado e também serem estimulados a buscar os cadernos que mais interessam, vendo fotos e lendo títulos, subtítulos e o início de cada reportagem.
Além de discutir os fatos com as crianças, o professor pode comparar a leitura do jornal com sua versão na internet (instrumento conhecido pela maioria dos alunos), discutir a diagramação (o motivo pelo qual uma notícia aparece em cima e outra embaixo da página, em títulos com letras maiores ou menores) e aborda as diferentes maneiras de tratar o mesmo tema, comparando com outras publicações ou com telejornais. Apontar ainda as diferenças entre os vários gêneros textuais (artigo, reportagem, classificados, horóscopo etc.) é essencial.
Essas práticas não só levarão aos alunos a aprender a manusear ou produzir um jornal em si, mas também como utilizá-los como fonte de informação e conhecimento, algo para a formação de um leitor competente.

 .  ANEXOS

10.1 QUADRO 1 – Envolvendo os alunos em práticas de letramento

Para uma leitura eficiente

Ao levar jornais para a sala de aula, é preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como:

- Respeite a integridade do texto publicado, não cortando partes dele para não mudar a informação original.

- Caso não consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o título da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria.

- Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo.

- Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise.

- Ressalte que a notícia relatada no texto jornalístico não é exatamente o fato, mas a versão do jornal sobre esse fato.

- Promova a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico.

- Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada jornal, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.




10.2 QUADRO 2 – Dicas

DICAS PARA FAZER O PRÓPRIO JORNAL

·         Não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de:

- Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo).
- Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais.
- Noções gramaticais diversas.
- Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar.
- Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.


Evite

- Transformar o jornal em apostila de aula ou em páginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem próprios.

- Utilizar linguagens específicas dos gêneros jornalísticos.

- Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas.

Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr
(adaptado da Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml)




Editado por: 3.º Ano A
Data: 04/06/2012

Seção A
- Títulos da reportagem que contém na seção
school NEWS
(LOGOTIPO-MARCA)
10.3 EXEMPLO INICIAL DE ALGUMAS SEÇÕES
MANCHETE
Na primeira página do jornal estão os resumos das principais notícias que serão encontradas nas páginas internas, acompanhados de títulos e letras bem grandes para chamar a atenção do leitor. São as Manchetes.

Na primeira página também se encontra a notícia principal do jornal.









                     







- Espaço destinado para ilustração e imagens relacionadas às principais notícias.

                                       

Ainda nesta edição:

- Chamadas de notícias que compõem o jornal.
NOVIDADES
NA ESCOLA

- Contém informações sobre o que está acontecendo e todos gostariam de saber: eventos na escola, professor novo, etc.







































                         
NA COMUNIDADE

- Contém informações importantes sobre a comunidade: eventos, notícias gerais, acontecimentos marcantes (acidentes, prêmios, etc.).


- A presença de imagens e fotos também é muito importante para ilustrar as novidades e chamar a atenção do leitor.






























ENTREVISTA EXCLUSIVA

- Nesta parte é importante a realização de uma Pauta em que deve conter: lista e um roteiro prévio das perguntas.

- É importante também que o entrevistador realize uma pesquisa prévia sobre o tema e, se possível sobre o entrevistado.






































                         

PERFIL PESSOAL: fornece dados básicos sobre o tema. Dá a primeira impressão da pessoa, enquanto a entrevista entra em detalhes.



- Aqui também pode conter imagens sobre o tema ou do entrevistado.

























10.3.1 OUTRAS SEÇÕES IMPORTANTES QUE PODEM SER ELABORADAS:

·         PÁGINA DIVERTIDA: contém charges, histórias em quadrinhos, curiosidades, cruzadinha, etc.
·         PÁGINA DO LAZER: evento importante que esteja acontecendo na comunidade, como algum campeonato esportivo, informações sobre lojas, restaurantes, cinema, etc.
·         CLASSIFICADOS: anúncios de achados e perdidos, vendas, empregos, etc. Aqui também pode ter anúncios especiais, como datas de aniversários e datas comemorativas.

































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